Edital 01/2019

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas tem como o objetivo formar profissionais em diferentes sub-áreas da Biologia Animal, como Sistemática, Biogeografia, Biologia Evolutiva, Ecologia, Genética e Biologia da Conservação.

No presente edital será selecionado 1 (um) candidato(a) para curso de Doutorado, vinculado(a) obrigatoriamente ao projeto de pesquisa “iAtlântico - acesso integrado a ecossistemas marinhos no espaço e tempo”, sob coordenação do prof. Angelo Fraga Bernardino e com financiamento para desenvolvimento da pesquisa e da bolsa do aluno, pelos próximos 4 anos, conforme descrito a seguir:

Vaga única – Projeto iAtlântico – acesso integrado a ecossistemas marinhos no espaço e tempo

Ingresso no doutorado previsto para 01 de Junho de 2019

Vinculação ao Projeto “Projeto iAtlântico – acesso integrado a ecossistemas marinhos no espaço e tempo”. O projeto iAtlântico objetiva estudar impactos de múltiplos estressores ambientais em ecossistemas marinhos profundos da margem continental do Brasil, evidenciando padrões espaciais de biodiversidade profunda associados a ecossistemas de alta importância biológica e ecológica. O projeto iAtlântico faz parte do programa Europeu Horizon 2020, e integra uma rede internacional de pesquisadores distribuídos em 34 Universidades do mundo, com objetivos multidisciplinares de investigação de padrões e processos ecológicos em oceanos profundos no Oceano Atlântico. Neste projeto co-financiado pela União Europeia e FAPES, o aluno terá a oportunidade de quantificar baselines ecológicos em processos bentônicos na margem continental profunda do Brasil, assim como realizar experimentos controlados na determinação de efeitos de impactos esperados do clima (e.g. temperatura) na estrutura de assembléias bentônicas e nos processos de transformação da matéria orgânica sedimentar. O candidato irá ainda manter intensa colaboração com uma rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e portanto deve ter disponibilidade e flexibilidade para passar longos períodos embarcado em expedições oceanográficas.

Financiamento União Europeia/FAPES 2019-2023.

Projeto do candidato à bolsa: O projeto terá foco na ecologia de comunidades em ecossistemas bentônicos de mar profundo, e para tanto serão realizados diversos cruzeiros oceanográficos para coleta e análise de dados, além da utilização de dados abertos em plataformas digitais.

Requisitos essenciais para os candidatos: ter mestrado em área correlata (Ciências do Mar, Ecologia, Ciências Biológicas), ter experiência prévia comprovada com publicações científicas (Lattes), proficiência em Inglês (TOEFL ou equivalente), experiência na coleta e análise de dados biológicos de comunidades bentônicas, carteira de motorista. Requisitos desejáveis: análises estatísticas, GIS (R, ArcView, e similares).

 

CRONOGRAMA

Prazos

  Atividades

De 23/04/2019 até às 23:59 do dia 09/05/2019, horário de Brasília, DF (GMT -3)

Inscrição para o processo seletivo extraordinário PPGBAN – 2019, online pelo site: http://www.systaxon.ufes.br/pos2

10/05/2019

Publicação da lista de deferimento das inscrições no site: http://cienciasbiologicas.ufes.br

10 e 11/05/2019

Interposição de recurso administrativo para inscrições indeferidas, pelo e-mail: selecao.ppgban.ufes [at] gmail.com

12/05/2019

Publicação da lista de deferimento das inscrições, após apreciação dos recursos administrativos, no site: http://cienciasbiologicas.ufes.br e por email.

13/05/2019

Entrevista online (Google Hang-out) com candidatos

14 a 17/05/2019

Análise de currículos e data limite para divulgação do resultado do processo seletivo

20 e 21/05/2019

Interposição de recurso administrativo em primeira instância, pelo e-mail: selecao.ppgban.ufes [at] gmail.com

Até 24/05/2019

Publicação do julgamento dos recursos administrativos e do resultado homologado do processo seletivo com a classificação dos candidatos, no site: http://cienciasbiologicas.ufes.br

A partir de 01/06/2019

Matrícula no programa e início das atividades

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910