Coleção de Malacologia

A Coleção Malacológica do Departamento de Ciências Biológicas - DCBio/ UFES é a única do gênero no Espírito Santo e existe desde 1975. Nesta coleção encontra-se material preservado em via úmida (Álcool 70%) e material seco. O acervo em via úmida é composto por indivíduos completos, ou seja, concha mais parte mole. O acervo seco é composto por conchas vazias, lavadas, secas, acondicionadas em sacos plásticos com zippo e caixas entomológicas, guardados em gavetas específicas para as diversas famílias.

Tanto o acervo seco quanto em via úmida estão, por sua vez, guardados em armários/gaveteiros de madeira. Após o tratamento inicial dado aos exemplares coletados nos diversos projetos em andamento no Laboratório de Malacologia, estes recebem uma ficha de dados, são identificados e tombados, recebendo um Número de Tombo.

No inicio do Projeto Biodiversidade Capixaba, a coleção possuía 3600 lotes, com aproximadamente 60.000 exemplares. Hoje conta com 6.898 lotes e aproximadamente 150.000 exemplares. Destes 6.898 lotes, 5.398 estão informatizados representando 78% dos lotes. Este acervo é formado por moluscos oriundos de diversos ecossistemas do Espírito Santo, tais como, praias, restingas, manguezais e mata atlântica. Possui também organismos coletados em outros Estados, porém, em menor número. A maioria desses organismos foi coletada durante o desenvolvimento de projetos de pesquisa que levaram a estudos de conclusão de curso (graduação).

Curadora: Mércia Barcellos da Costa - merciabc [at] gmail.com

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910