Pterossauros no século XXI: análise de estruturas intracranianas de Pterodactylus por tomografia computadorizada

Resumo: O presente projeto de pesquisa visa estudar estruturas intracranianas em répteis voadores (Pterosauria) do gênero Pterodactylus - encéfalo e ouvidos médio e interno - através da aplicação de técnicas de tomografia computadorizada.

Em Paleontologia, historicamente a observação de estruturas intracranianas, como a morfologia do encéfalo, tem sido realizada com base 1. na preservação natural de moldes intracranianos ou 2. através da serragem dos fósseis para expor a caixa craniana. No entanto, estes dois métodos são pouco desejáveis. A preservação natural de moldes consiste em um evento bastante raro e, ainda assim, os moldes podem não representar fielmente as estruturas cranianas, mas uma porção maior da caixa craniana. Já no segundo caso, ocorre a destruição parcial dos fósseis, os quais, na maioria das vezes, são conhecidos por um único ou por poucos exemplares.

As técnicas de tomografia computadorizada caracterizam-se, desta forma, como uma alternativa bastante atraente, por serem não-invasivas e não-destrutivas. Nos últimos anos, o número de trabalhos utilizando tomografias computadorizadas tem tomado relevo na literatura especializada, cabendo destaque a publicações no prestigioso periódico Nature.

No entanto, na grande maioria dos trabalhos publicados valendo-se desta técnica foram explorados crocodilianos (tanto fósseis como recentes) ou dinossauros (inclusive aves). Somente um trabalho foi realizado, até o momento, com pterossauros - foram tomografados os gêneros Rhamphorhynchus e Anhanguera (um exemplar de cada). Há, assim, uma grande lacuna a ser explorada. Portanto, o presente projeto visa ao estudo de Pterodactylus, gênero filogeneticamente intermediário aos dois já estudados.

Para este trabalho, está sendo formada uma parceria com o Museum für Naturkunde em Berlim (Alemanha), o qual conta com um tomógrafo e o qual arcará com as despesas referentes às tomografias como contrapartida. Será, ainda, fortalecida a parceria com a Bayerische Staatssammlung für Paläontologie und Geologie em Munique (Alemanha), instituição a qual emprestará os fósseis a ser tomografados, e com o Museu Nacional / UFRJ. Pretende-se, assim, criar não apenas o primeiro grupo de pesquisas em Paleontologia de Vertebrados do Espírito Santo, mas valer-se destas parcerias para posicionar o CCA/UFES como uma instituição de excelência na área em um contexto internacional.

Data de início: 2012-09-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Taissa Rodrigues Marques da Silva
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910