A Coleção de Paleontologia do Departamento de Ciências Biológicas da UFES

Resumo: Mesmo em pleno século XXI, as coleções científicas ainda constituem o cerne da pesquisa em história natural. Graças às coleções, é possível manter um registro da biodiversidade do planeta, treinar especialistas em taxonomia, e manter espécimes-testemunhos de pesquisas científicas, tornando possível, assim, a falseabilidade de dados publicados.

O Departamento de Ciências Biológicas (CCHN / UFES) conta com diversas coleções científicas, a saber: Herbário VIES, Coleção de Insetos, Coleção de Vertebrados, Coleção de Malacologia e Coleção de Tecidos e DNA. Em conjunto, estas coleções biológicas albergam centenas de milhares de espécimes , coletados em todo o país, com especial atenção ao estado do Espírito Santo, e incluem dezenas de holótipos animais.

Com um número de exemplares muito inferior em relação às anteriores (em parte devido à raridade dos fósseis), a Coleção de Paleontologia deste departamento possui cerca de 300 espécimes, incluindo plantas, mas é essencialmente paleozoológica, com icnofósseis de animais e fósseis de moluscos, braquiópodes, artrópodes, equinodermos, peixes, répteis e mamíferos. Ela foi originalmente organizada pelas professoras Rosa Maria Senna Melo e Sonia Zannoti Xavier na década de 1980, e vem recebendo apenas manutenção básica desde então. A partir de 2016, com a mudança final do Departamento de Ciências Biológicas para o campus de Goiabeiras, a Coleção passou a ser albergada no Laboratório de Paleontologia e voltou a receber curadoria e tombamento de novos exemplares.

Desta forma, justifica-se aqui um projeto que vise à reorganização e identificação do potencial desta coleção científica, através do treinamento de recursos humanos em paleontologia.

Data de início: 2017-05-19
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Taissa Rodrigues Marques da Silva
Pesquisador Rodrigo Giesta Figueiredo
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910