Summary: A saúde humana e o meio ambiente são questões colocadas na agenda das instituições público-privada, dado as mudanças transcorridas com os avanços do século XXI que apontam para a uma acelerada globalização e alcance das informações, a conectividade entre as pessoas, além das mudanças ambientais com alterações climáticas e dos ecossistemas (DE MOURA CARVALHO, 2017).
Nesse processo, ganham visibilidade às disparidades entre países desenvolvidos e em desenvolvimentos, às questões relacionadas ao uso predatório do planeta e de seus recursos, além da condição social humana contrastada com alguns processos de tomada de consciência gradual e global, por parte de alguns grupos, vinculada aos custos do uso racional dos recursos naturais, do desenvolvimento de novas tecnologias não poluentes e poupadoras desses recursos (DIAS, 2015). Assim, ainda é preocupante a relação da saúde e do ambiente com a situação epidemiológica da população, em especial as vulneráveis. Situações de pobreza, fome e desnutrição impactam de forma direta no processo de degradação ambiental. No intuito de iniciar um processo de reversão dessa situação, a condição essencial é a disponibilidade de informação em saúde e educação para todos (JULIANO et al., 2016).
Frente a isso, nesse projeto estão previstas as práticas de educação ambiental e em saúde, as quais serão inseridas em um contexto social, político, econômico caracterizando um processo amplo de mudança social condizente com a realidade local e que acompanha o desenvolvimento do país (conforme relato de Gazzinelli; Marques 2006). No contexto da presente proposta, os participantes do projeto receberão educação para serem os atores principais na comunidade onde estão inseridos, pois são eles quem promoverão a articulação entre a saúde e o ambiente e a interação entre o homem e a natureza, rumo a um desenvolvimento equitativo, com reduções progressivas das desigualdades sociais e ambientais (DE SOUZA FERREIRA, 2015).
O conhecimento pode ser uma ferramenta ideal para a transformação social e ambiental do indivíduo, fazendo o ato de educar em saúde um compromisso consciente, intencional e modificador da sociedade (DE SOUZA; ANDRADE, 2014). Frente a isso, a Universidade se destaca também por exercer um papel extensionista que busca melhorar as condições da sociedade onde esta inserida.
Embora existam tantas indicações e necessidades de avanço da educação em saúde e ambiental no ensino básico e, apesar dessas indicações estarem registradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN e no Currículo Básico Comum (CBC) (ESPIRITO SANTO, 2008), de fato, o ensino destes temas nas escolas públicas ainda é prejudicado pela falta de materiais didáticos que possam ser capazes de auxiliar o professor no dia a dia em sala de aula (FONTANA, 2016). Os profissionais serão assisitidos e prevemos obter um diagnóstico dos conhecimentos gerais em diferentes aspectos das ações e práticas que envolvam o conhecimento em anatomia.

Starting date: 2022-06-23
Deadline (months): 48

Participants:

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Coordinator * Roberta Paresque
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