Summary: Grandes avanços na pesquisa científica são alcançados quando os pesquisadores expandem seus horizontes além de suas formações e buscam soluções para problemas comuns em diferentes áreas de conhecimento. Um exemplo disso é o índice de Diversidade de Shannon, originalmente desenvolvido para análises relacionadas à Teoria da Informação. Além disso, a Pesquisa Operacional ou Otimização, que é uma área de estudo da logística e transporte de cargas comerciais, foi aplicada na Biologia da Conservação para a seleção de áreas prioritárias de conservação.
Um exemplo ainda mais significativo desse fenômeno é a influência de Charles Darwin, que utilizou os escritos de Thomas Robert Malthus, um economista, sobre crescimento populacional e capacidade de suporte, para fundamentar sua teoria da competição e seleção natural como motores da evolução.
Diante do exposto, este projeto tem como objetivo buscar soluções e melhorias para diversas atividades comuns no campo da Ecologia quantitativa. Essas atividades incluem a coleta sistemática e automatizada de dados e indivíduos em campo, o monitoramento remoto de ambientes, o desenvolvimento de softwares livres e intuitivos para alunos e pesquisadores, bem como a divulgação do conhecimento interdisciplinar, que combina biologia, eletrônica analógica e digital, microcontroladores, programação e bioestatística em uma única abordagem.

Starting date: 2023-06-19
Deadline (months): 36

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Francisco Candido Cardoso Barreto
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910