Summary: Os insetos estão presentes na Terra há 350 milhões de anos, pertencem à classe Insecta (Hexapoda), são encontrados em todos os ambientes, sendo o grupo mais diverso entre os animais (Borror e DeLong, 1988), apresentam grande diversidade morfológica, com variados comportamentos e hábitos, sendo cosmopolitas em sua distribuição. Esses invertebrados contribuem em diversas funções ecológicas, como polinizadores, predadores, participam da ciclagem de nutrientes e interagem com outros diversos organismos, podendo atuar assim como agentes de controle biológico (Triplehorn e Johnson, 2011).
O grupo Insecta é bem definido dentro do meio científico, porém no meio popular, animais como lagartixa, sapo, aranha, entre outros são, muitas vezes, denominados “insetos” (Costa Neto, 1994). Além disso, são associados a organismos perigosos, nojentos, repugnantes e inúteis (Neto e da Paz Silva, 2004), sendo projetados sentimentos de nocividade, repugnância e aversão (Costa Neto, 1999; Trindade, Júnior & Teixeira, 2012).
O conteúdo “insetos” é encontrado nos livros didáticos e faz parte da matriz curricular do ensino de Ciências e Biologia (Trindade, Júnior & Teixeira, 2012), porém, tal conteúdo vem sofrendo redução quantitativa nos livros didáticos (Almeida et al, 2008). Dessa forma, torna-se necessário que o professor lance mão de diferentes metodologias para construir um aprendizado significativo sobre o assunto.
Krasilchik (2004) atenta que a diversidade de modalidades didáticas pode atrair a participação, o interesse e atingir uma gama maior de alunos, atendendo suas diferenças. Ela afirma também que alguns recursos desenvolvem a criatividade e a capacidade de solucionar problemas pelos alunos, de maneira que contribuem de forma mais significativa para a fixação do conteúdo trabalhado.
Acreditamos que a utilização de coleções entomológicas, aulas em trilhas ecológicas, criação de cartilhas e modelos didáticos possam ser recursos didáticos auxiliares e eficazes no combate à perpetuação de erros conceituais, e também facilitadores do ensino aprendizagem sobre o tema “insetos”.

Starting date: 2018-05-01
Deadline (months): 48

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * Tathiana Guerra Sobrinho
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910