Edital 02/2017

EDITAL PPGBAN 02/2017

PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2017

 

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGBAN) da UFES vem, por meio deste Edital, convocar os candidatos interessados a se inscreverem no processo de seleção extraordinário para preenchimento de duas vagas no Curso de Doutorado em Biologia Animal, conforme previsto no item 1 do presente edital.

1. OBJETIVO

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas tem como o objetivo formar profissionais em diferentes sub-áreas da Biologia Animal, como Sistemática, Biogeografia, Biologia Evolutiva, Ecologia, Genética e Biologia da Conservação.

No presente edital serão selecionados 2 (dois) alunos para curso de Doutorado, os quais estarão vinculados a dois projetos de pesquisa, com financiamento para desenvolvimento da pesquisa e da bolsa do aluno, pelos próximos 4 anos (1 vaga para cada projeto), conforme descrito a seguir:

 

Vaga 1 – Projeto PELD Habitats Costeiros do Espírito Santo

Ingresso em 01/05/2017

Vinculação ao Projeto “Programa Ecológico de Longa Duração - Hábitats Costeiros do Espírito Santo” (PELD/ HCES). O PELD-HCES objetiva avaliar ecossistemas costeiros de única biodiversidade, alta importância ecológica e vulneráveis a impactos regionais e climáticos na APA Costa das Algas e REVIS de Santa Cruz, no litoral do estado do Espírito Santo. Pretende-se investigar interações entre variáveis abióticas (temperatura e salinidade), climáticas (pluviosidade e temperatura) e a dinâmica de assembléias bentônicas estuarinas e em bancos de rodolitos, auxiliando a determinação de padrões espaço-temporais. O candidato irá ainda manter intensa colaboração com uma rede de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com foco em estudos ecológicos bentônicos e efeitos de mudanças climáticas regionais.

Financiamento CNPq/FAPES 2017-2021.

Projeto do candidato à bolsa: O projeto terá foco na ecologia de comunidades bentônicas costeiras, inserido dentro do PELD-HCES em ecossistemas de estuários e bancos de rodolitos, e para tanto serão desenvolvidas atividades de campo, coleta e análise de dados, físico-químicos e biológicos, utilizando de dados semi-contínuos por sensores fundeados nos locais de estudo ou adquiridos de estações climáticas existentes, assim como de amostragem sazonal in-situ de assembléias bentônicas  nos 4 anos iniciais do projeto.

Requisitos prévios do aluno são: ter mestrado em área correlata (Ciências do Mar, Ecologia, Ciências Biológicas), ter experiência prévia com coleta e análise de dados biológicos de comunidades bentônicas, trabalhos acadêmicos na área da vaga comprovados no curriculum.

 

Vaga 2 – Projeto “Determinação de impactos em ecossistemas bentônicos no estuário do Rio Doce em escalas espaciais e temporais”

Ingresso em 01/05/2017

Vinculação ao projeto “Rede de Solos e Bentos do estuário do Rio Doce”. Esse projeto visa quantificar os impactos dos rejeitos de minério da empresa SAMARCO na Foz do Rio Doce, próximo à comunidade de Regência (município de Linhares-ES). Através de quantificação dos depósitos de rejeitos na região estuarina, pretende-se delimitar a extensão espacial dessa contaminação além de determinar os efeitos secundários sobre organismos bentônicos com alta relevância para processos ecológicos sedimentares na Foz. O doutorando irá atuar em uma equipe multidisciplinar internacional nas áreas de Ecologia, Química e Ciências do Solo de programas de pós-graduação conceituados da UFES, USP e UFBA, além de colaboradores em instituições nacionais e internacionais.

Financiamento CAPES/FAPES/CNPq/ANA 2017-2021

Projeto do candidato à bolsa: O doutorando deverá desenvolver projeto que forneça subsídios à Rede na determinação dos contaminantes presentes nos solos e sedimentos da foz do Rio Doce. Através de análises in-situ e experimentais, o projeto visa propor medidas de mitigação dos impactos de rejeitos na Foz do Rio Doce.

Requisitos prévios do aluno são: ter mestrado em área correlata (Ciências do Mar, Ecologia, Ciências Biológicas), ter experiência prévia com coleta e análise de dados biológicos de comunidades bentônicas, trabalhos acadêmicos na área da vaga comprovados no curriculum.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910