Defesa de Mestrado e Doutorado

A defesa de Mestrado e Doutorado se constitui na apresentação da tese dissertação para a banca examinadora e é umas das condições para receber o grau de mestre ou doutor pela Universidade Federal do Espírito Santo, no âmbito do PPGBAN.

 

A solicitação de defesa deve ser feita com 30 dias de antecedência.

Procedimento: acessar a página da Secretaria Integrada de Pós-graduação do CCHN, em https://secretaria.cchn.ufes.br/formularios.

É necessário seguir as normas contidas no documento "Normas para Qualificação e Defesa".

As solicitações de defesa devem ser enviadas ao e-mail da Secretaria, sip.ufes2 [at] gmail.com, com cópia ao orientador.

 

Composição da banca

É obrigatório cumprir os critérios delineados nos artigos 50 (para o mestrado) ou 51 (para o doutorado) do Regulamento Geral da Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, que pode ser acessado em https://cienciasbiologicas.ufes.br/pt-br/regimento-interno.

O PPGBAN possui recomendações gerais para composição da banca em seu Regimento Interno, que pode ser que pode ser acessado em https://cienciasbiologicas.ufes.br/pt-br/regimento-interno.

A composição da banca será analisada pelo colegiado acadêmico.

 

Perguntas Frequentes

1 - O pedido deve ser feito ainda pelo site (caso conste em manutenção) ou os documentos devem ser enviados para o email da SIP (sip.ufes2 [at] gmail.com)? 
 
A partir de junho de 2023, o pedido de defesa deve ser realizado diretamente ao email da SIP.
 
2 - A dissertação pode ser escrita na língua inglesa para facilitar a publicação depois?
 
Veja as normas no site do PPGBAN: NORMA COMPLEMENTAR 03/2020 (https://cienciasbiologicas.ufes.br/pt-br/regimento-interno). Segundo as normas não há impedimento, a dissertação pode ser escrita em inglês sim, e neste caso precisa ter um resumo em português, além das páginas pré-textuais.
 
3 - A apresentação da defesa de dissertação pode ser feita na língua inglesa considerando a possibilidade de um dos membros da banca ser nativo da língua inglesa e não falar português?
 
Sim, apenas averigue se todos os participantes da banca tenham fluência na língua inglesa.
 
4 - O aluno deve fazer o requerimento e enviar os documentos com a ficha de requerimento assinada pelo orientador ou o orientador deve enviar esses documentos e fazer o requerimento?
 
O aluno envia os formulários com a assinatura do orientador via Lepisma.
 
5 - As defesas ainda estão acontecendo online? Se sim, por onde elas acontecem? Qual plataforma?
 
Sim, cada aluno junto com o seu orientador pode criar uma sala virtual para a defesa e enviar aos demais membros da banca. O ideal é criar uma sala do Meet via login da UFES para que não haja limite de tempo. O orientador (presidente da banca) e os membros da banca deverão estar on-line, na mesma sala. Os demais procedimentos seguem como nos exames presenciais. Primeiro o aluno faz uma breve apresentação do trabalho e depois ocorre a arguição. Veja também Portaria Normativa da PRPPG sobre defesas virtuais durante a pandemia: https://prppg.ufes.br/normas-e-resolucoes.
 
6 - Existe algum padrão de formatação de margem, espaçamento, tamanha da fonte, etc?
 
7 - Existe algum tamanho mínimo ou máximo em número de páginas ou de palavras?
 
8 - Existe algum padrão de formatação das referências bibliográficas ou posso  usar o da revista escolhida para publicação?
 
Para estas questões (6, 7 e 8) o ideal é que, após o aluno junto com o seu orientador terem escolhido a revista, o texto seja formatado de acordo com as normas da revista. Para facilitar o trabalho da banca, segerimos que seja informada a revista escolhida e, logo, a formatação deverá seguir as normas desta revista. 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910