Adaptação e vulnerabilidade climática na Mata Atlântica

Resumo: O clima global está a mudar a um ritmo acelerado, impactando os sistemas naturais a todos os níveis, desde os genes até aos ecossistemas inteiros. Assim, entender a interação entre clima e processos evolutivos nunca foi tão importante. A Mata Atlântica, um dos principais hotspots de biodiversidade de mundo, retém em apenas 8% da sua extensão original níveis extraordinários de biodiversidade. Este bioma sofreu impactos climáticos diferenciados durante o Pleistoceno, e atualmente se estende ao longo de um acentuado gradiente climático, variando de um clima de floresta tropical úmida no Nordeste do Brasil para um clima subtropical no Sudeste do Brasil. A variação climática passada terá moldado a evolução de determinadas características e a variação genética afetando a sensibilidade e a capacidade de resposta intrínseca das espécies (ou seja, capacidade de dispersão, tolerância fisiológica, comportamento e diversidade genética) às mudanças climáticas, e a variação climática atual e futura afetará a exposição e a variação extrínseca da capacidade de resposta (ou seja, fatores externos que afetam a capacidade de um organismo de mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas). Este projeto pretende explorar o conhecimento da arquitetura genômica subjacente à adaptação ao clima, contribuindo para melhorar a capacidade preditiva às mudanças climáticas. Especificamente, este projeto abordará três questões-chave: 1. Como é que diferentes espécies responderam às mudanças climáticas do passado? 2. Existem assinaturas atuais de adaptação genômica imprimidas pelo clima? 3. Quais são as populações mais vulneráveis às futuras mudanças climáticas?
Este projeto é composto por uma equipa interdisciplinar com experiência sólida em biologia evolutiva, em particular na Mata Atlântica, e no uso de ferramentas genômicas e de modelagem espacial, que garantirão a implementação deste projeto com sucesso. Juntos, estamos em posição de ultrapassar os limites do conhecimento atual na compreensão das interações entre genes e clima, o que é crucial para apoiar a elaboração de medidas de conservação apropriadas para a biodiversidade sob as mudanças climáticas.
Assim, os resultados obtidos neste projeto irão fortalecer o compromisso da UFES no estudo e preservação da biodiversidade do bioma no qual está inserida. O contínuo desenvolvimento de pesquisas e publicações de trabalhos científicos na área da biologia evolutiva, bem como o contínuo compromisso na formação de recursos humanos, é de extrema importância para o fortalecimento dessa linha de pesquisa dentro da UFES, assim como a abertura de uma nova linha de pesquisa direcionada à mudança climática.

Data de início: 2023-10-31
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Yuri Luiz Reis Leite
Pesquisador Joyce Rodrigues do Prado
Pesquisador JERONYMO DALAPICOLLA
Pesquisador Leonora Pires Costa
Pesquisador Ana Carolina Loss Rodrigues

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910