Disciplinas obrigatórias

BIO15837 - BIOLOGIA CELULAR
Técnicas de Estudo das Células. Células Procariontes e Eucariontes. A Célula Animal e Vegetal. Organização, estrutura e função da membrana celular, dos componentes do citoplasma e do Núcleo. Divisão Celular. Ciclo Celular e sua Regulação. Diferenciação Celular.
 
BIO15838 - ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Tipos de trabalhos acadêmicos e científicos. Banco de dados. Pesquisa Bibliográfica. Ilustrações científicas. Estruturação e elaboração de trabalhos acadêmicos. Comunicação e divulgação científica. A Ciência e os Direitos Humanos.
 
MAT15839 - ELEMENTOS DE CÁLCULO
Revisão de números reais. Revisão de funções reais de uma variável real. Resultados básicos de limite e continuidade. Diferenciação de polinômios, funções racionais, funções raiz, funções trigonométricas, exponencial e logaritmo. Aplicações de derivada. Resultados básicos de integral. Integração por substituição. Aplicações de integral: equações diferenciais.
 
BIO15840 - MICROBIOLOGIA
Características gerais dos microrganismos. Genética microbiana. Esterilização e desinfecção. Vírus. Fungos. Doenças venéreas. Noções de fitopatologia. Noções de microbiologia de alimentos. Noções de microbiologia do solo. Noções de microbiologia da água.
 
QUI15841 - QUÍMICA GERAL
Estrutura dos átomos. Classificação periódica. Ligação química e interações intermoleculares. Estrutura molecular. Reações químicas e estequiometria. Soluções. Cinética química. Equilíbrio químico. Termoquímica. Eletroquímica.
 
QUI15842 - QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
O laboratório de química. Identificação, caracterização, obtenção e purificação de substâncias químicas. Preparo e padronização de soluções. Experimentos de termoquímica, cinética, equilíbrio químico e eletroquímica.
 
BIO15843 - SISTEMÁTICA BIOLÓGICA
Histórico e escolas de classificação biológica. Caracteres taxonômicos. Nomenclatura biológica, código internacional de nomenclatura zoológica e botânica, sistema binomial, prioridade, homonímia. Conceitos de espécie. Coleções científicas e bancos de dados. Coleta e preservação de material biológico.Introdução à evolução e filogenia. Pensamento filogenético. Tipos de árvores. Grupos e caracteres filogenéticos. Matrizes de caracteres, construção e interpretação de cladogramas.
 
BIO15844 - ZOOLOGIA I
Multicelularidade e a origem da vida pluricelular; origem das cavidades corpóreas, do intestino, da bilateralidade e consequências para a vida dos metazoários; morfologia funcional, classificação e filogenia de Porifera, Placozoa, Mesozoa, Cnidaria, Ctenophora, Platyhelminthes, Nematoda, Gastrotricha e Rotifera.
 
BIO15845 - BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Gametogênese, embriogênese e desenvolvimento animal sob o ponto de vista evolutivo. Regulação ambiental do desenvolvimento animal.
 
BIO15846 - BIOLOGIA MOLECULAR
Composição química da matéria viva. Macromoléculas: estrutura e função. Biossíntese, Catabolismo e Energia. Os mecanismos básicos da transmissão da informação gênica: replicação, transcrição e tradução. O controle da Expressão Gênica. A estrutura do genoma. Tecnologia do DNA Recombinante. Plasmídeos e Elementos Genéticos.
 
FIS15847 - FISICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Grandezas físicas e medidas; movimento, forças e leis de Newton, trabalho e energia, movimento ondulatório; temperatura e calor; densidade e pressão, hidrostática, gás ideal e real, pressão de vapor e umidade, tensão superficial e capilaridade, difusão e osmose, noções de dinâmica dos fluidos. Aplicações da física a ciências biológicas: voo dos animais, física do mergulho, efeito estufa e aquecimento global.
 
BIO15848 - HISTOLOGIA
Estrutura e aspectos biológicos dos tecidos fundamentais.
 
BIO15849 - MORFOLOGIA VEGETAL I
Organização do corpo vegetal. Morfologia externa, origem e evolução da raiz, do caule e da folha. Célula Vegetal. Tecidos Vegetais. Estruturas Secretoras. Anatomia da raiz, do caule e da folha.
 
QUI15850 - QUÍMICA ORGÂNICA
Alcanos. Alquenos e Alquinos. Compostos aromáticos. Alcoóis, éteres e fenóis. Estereoquímica. Haletos orgânicos. Aminas. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados
 
TES15851 - BIOQUÍMICA
Constituintes químicos das células: carboidratos, lipídeos, proteínas. Enzimas, coenzimas e vitaminas. Bioenergética. Respiração celular. Metabolismo energético e biossíntese dos carboidratos, lipídeos e proteínas. Interações no metabolismo celular. Hormônios. Sangue.
 
MOR05823 - ANATOMIA HUMANA
Princípios fundamentais para ensino da anatomia. Descrição dos seguintes sistemas: ósseos, articular, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo, genital masculino, genital feminino, urinário, órgãos dos sentidos
 
TES15852 - BIOFÍSICA
Biofísica da água e sua importância biológica. Biofísica da circulação sanguínea, da respiração, da função renal, da visão e da audição. Efeitos da radiação sobre os seres vivos.
 
BIO15853 - BIOLOGIA DE CAMPO I
Métodos de observação, coleta, catalogação, conservação e análise de organismos aquáticos. Caracterização da área de estudo e localização geográfica. Conhecimento e uso de organismos aquáticos herdados das culturas africana e indígena. Desenvolvimento e apresentação dos projetos na forma de Extensão do curso (120 horas).
 
BIO15854 - BIOLOGIA DE ALGAS, BRIÓFITAS E FUNGOS
Habitat, morfologia, evolução, reprodução, ecologia e filogenia das Divisões: Rhodophyta, Euglenophyta, Dinophyta e Ochrophyta (Classes: Bacillariophyceae e Phaeophyceae); Sub-reino Viridiplantae (Chlorophyta, "algas carófitas" e Briófitas); e fungos
 
BIO15855 - MORFOLOGIA VEGETAL II
Morfologia externa, origem e evolução da flor, do fruto e da semente. Anatomia da flor, do fruto e da semente. Estruturas Secretoras.
 
BIO15856 - GENÉTICA
Histórico. Genética Clássica. Padrões de Herança. Bases Cromossômicas da Herança. Mapeamento Gênico e Ligação. Interação Gênica. Fontes da Variação. Plasticidade Fenotípica. Mutação. Recombinação. Genética do Desenvolvimento. Determinação do Sexo. Herança Quantitativa.Aspectos genéticos da ancestralidade genômica e de polimorfismos associados à miscigenação entre ameríndios, africanos, europeus e asiáticos na população brasileira.
 
BIO15857 - ZOOLOGIA II
Origem do celoma e suas consequências. Segmentação e suas implicações. Larva trocófora. Deuterostomia. Morfologia funcional, classificação e filogenia de Annelida, Mollusca e Echinodermata. Aspectos históricos, culturais e ambientais do uso desses táxons pelo ser humano.
 
TES15858 - FISIOLOGIA HUMANA
Biofísica de membranas. Mecanismos neurais e hormonais de controle. Fisiologia dos sistemas sanguíneo, muscular, cardiovascular, respiratório, nervoso, digestório, renal, endócrino e genital. Fisiologia das sensações e do comportamento. Mecanismos de defesa do organismo
 
BIO15859 - BIOLOGIA DOS VEGETAIS VASCULARES
Sistemas de classificação. Nomenclatura botânica. Hábitat, reprodução e sistemática dos seguintes grupos vegetais: Licófitas, Monilófitas, Gymnospermae e Magnoliophyta. Técnicas de coleta e identificação de material botânico. Etnobotânica com ênfase nos costumes afro- brasileiros e indígenas.
 
STA15860 - ESTATÍSTICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Princípios Básicos no Planejamento de uma pesquisa. Estudos Descritivos. Estudos caso- controle. Estudos de coortes. Experimentos aleatórios. Noções de amostragens. Apresentação e descrição de dados. Noções básicas de probabilidade. O Modelo Normal. Alguns métodos de análise de dados.
 
BIO15861 - FISIOLOGIA VEGETAL I
Transpiração. Condução de água. Absorção de água. Nutrição Mineral. Metabolismo do nitrogênio. Fotossíntese. Condução de solutos orgânicos. Respiração.
 
BIO15862 - GENÉTICA EVOLUTIVA
Variação Fenotípica e Genética em Populações Naturais. Frequências Alélicas e Gênicas. Migração e Fluxo Gênico. Deriva Genética e Endogamia. Taxa de Mutação. Teoria Neutra de Evolução Molecular. Seleção Natural. Valor Adaptativo. Evolução em lócus múltiplos: Ligação, Sexo e Genética Quantitativa. A Genética do Desenvolvimento.
 
BIO15863 - ZOOLOGIA III
Surgimento do exoesqueleto e suas consequências. Morfologia funcional, classificação e filogenia de Chelicerata, Hexapoda, Myriapoda, Crustacea, Tardigrada e Onycophora.
 
BIO15913 - ESTÁGIO I
Realização de estágio supervisionado obrigatório, disposto pela Lei Federal n 11.788, de 25 de setembro de 2008,    que vise à preparação para o trabalho produtivo dos bacharelandos, e seja desenvolvido em ambiente de trabalho de uma d as Áreas de Atuação do Biólogo, prescritas pela Resolução CFBio nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção e, em consonância com o Regulamento dos estágios supervisionados do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas/CCHN/UFES.
 
BIO15864 - BIOLOGIA DE CAMPO II
Métodos de observação, coleta, catalogação, conservação e análise de organismos terrestres. Caracterização da área de estudo e localização geográfica. Conhecimento e uso de organismos terrestres herdados das culturas africana e indígena. Desenvolvimento e apresentação dos projetos na forma de Extensão do curso (120 horas).
 
BIO15865 - METODOLOGIA CIENTÍFICA
Projeto de pesquisa. Levantamento bibliográfico. Delimitação de tema, objeto de pesquisa, objetivos, hipóteses, justificativa, materiais e métodos, orçamento, cronograma e referências bibliográficas.
 
BIO15866 - FISIOLOGIA VEGETAL II
Desenvolvimento. Crescimento. Hormônios Vegetais. Movimentos Vegetais. Fotomorfogênese. Reprodução: Frutificação, Dormência e Germinação.
 
PAT15867 - PARASITOLOGIA
Noções gerais e conceitos básicos em Parasitologia. Relação parasito-hospedeiro e parasitos emergentes . Estudos dos protozoários, helmintos e artrópodes causadores de doença no homem, nos seguintes aspectos: história, taxonomia, sistemática, morfologia, biologia, hábitat, ciclo evolutivo, patogenia, sintomatologia, diagnóstico laboratorial, distribuição geográfica, epidemiologia, profilaxia e tratamento. Estudo de vetores de agentes infecciosos para o homem, nos seguintes aspectos: história, taxonomia, sistemática, morfologia, biologia, hábitat, ciclo evolutivo, aspectos ecológicos, distribuição geográfica e controle.
 
BIO15868 - ZOOLOGIA IV
Diversidade, função e evolução dos vertebrados. Vertebrados não amnióticos: peixes e anfíbios. Utilização dos vertebrados na cultura indígena e afrodescendente.
 
BIO15869 - EVOLUÇÃO
Histórico   e   evidências   da   evolução.   Pensamento   filogenético   e   inferência filogenética. Sistemática  e  classificação.   Conceitos   de   espécie   e   variação intraespecífica. Especiação. Biogeografia evolutiva. História da vida. Genômica evolutiva. Biologia evolutiva do desenvolvimento. Taxas de evolução. Coevolução. Extinção e irradiação.
 
BIO15914 - ESTÁGIO II
Realização de estágio supervisionado obrigatório, disposto pela Lei Federal n 11.788, de 25 de setembro de 2008,    que vise à preparação para o trabalho produtivo dos bacharelandos, e seja desenvolvido em ambiente de trabalho de uma d as Áreas de Atuação do Biólogo, prescritas pela Resolução CFBio nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção e, em consonância com o Regulamento dos estágios supervisionados do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas/CCHN/UFES.
 
BIO15870 - ECOLOGIA DE ORGANISMOS E POPULAÇÕES
Adaptações ao ambiente físico. Biomas. História de vida dos organismos. Ciclos Biogeoquímicos. Distribuição e estrutura espacial das populações. Crescimento, regulação e dinâmica temporal e espacial das populações.
 
ERN15871 - GEOLOGIA
A Terra, seu interior, tectônica de placas e estruturas em rochas. Minerais e rochas. Intemperismo e solo. Sedimentologia, estratigrafia e ambientes da superfície da Terra. Geologia histórica.  Geomorfologia.
 
BIO15872 - PALEONTOLOGIA
 
Tafonomia. Origem e desenvolvimento da vida no Pré-cambriano. A vida nas Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Macroevolução: modelos evolutivos em Paleontologia; extinção (processos e eventos); Paleontologia Aplicada: Bioestratigrafia e geocronologia. Paleoclimatologia, paleogeografia e paleoecologia. Fósseis e Legislação.
 
BIO15873 - FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA
Fisiologia comparada da digestão, da respiração e funções respiratórias do sangue. Osmorregulação e excreção. Fisiologia cardiovascular de Invertebrados e Vertebrados. Evolução e fisiologia do sistema nervoso na série animal. Morfologia funcional dos órgãos dos sentidos. Endocrinologia comparada. Fisiologia do movimento.
 
BIO15916 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Elaboração e desenvolvimento de projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, em uma das áreas de atuação do Biólogo, na forma de monografia ou artigo científico.
 
BIO15915 - ESTÁGIO III
Realização de estágio supervisionado obrigatório, disposto pela Lei Federal n 11.788, de 25 de setembro de 2008,    que vise à preparação para o trabalho produtivo dos bacharelandos, e seja desenvolvido em ambiente de trabalho de uma d as Áreas de Atuação do Biólogo, prescritas pela Resolução CFBio nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção e, em consonância com o Regulamento dos estágios supervisionados do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas/CCHN/UFES.
 
BIO15874 - BIOLOGIA DE CAMPO III
Biomas. Metodologia de coleta e análise de populações e comunidades. Ecologia de Comunidades Terrestres. Evidências da Evolução. Documentação científica. Desenvolvimento e apresentação dos projetos na forma de Extensão do curso (120 horas).
 
BIO15875 - ECOLOGIA DE COMUNIDADES E ECOSSISTEMAS
Interação entre as espécies. Dinâmica das interações consumidor-recurso, competição, evolução das interações das espécies. Estrutura das comunidades. Sucessão Ecológica e desenvolvimento da comunidade
 
BIO15917 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
Desenvolvimento e redação do Trabalho de Conclusão de Curso. Defesa da monografia ou do artigo, em seminários ou sessões de defesa públicos, considerada atividade de divulgação científica de produto de caráter social, cultural, científico ou tecnológico e com 15 horas contabilizadas como extensão.
 
BIO15876 - CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Fatores que condicionam a riqueza e diversidade biológica. Destruição, fragmentação e degradação dos ecossistemas. Conceito de espécies exóticas e invasoras. Introdução e dispersão de doenças em populações naturais. Mudanças climáticas e a biodiversidade. Biogeografia de ilhas, metapopulações e ecologia da paisagem. Vórtex de extinção e populações mínimas viáveis. Estratégias de conservação in situ e ex situ : manejo de habitat, populacional e genético; reintrodução e translocação. Políticas públicas de conservação da biodiversidade: órgãos e competências, listas de espécies ameaçadas de extinção, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, tratados internacionais e legislação de proteção à fauna e flora.
 
BIO15877 - IMPACTO E GERENCIAMENTO AMBIENTAL
Conceitos e definições. Conceitos de impacto, degradação, aspecto, poluição e desastre ambiental. Classificação de Impacto Ambiental. Principais impactos ambientais relacionados aos diversos setores econômicos. Principais causas de problemas ambientais contemporâneos. Importância da conservação ambiental. Poluição ambiental. Relatório de impacto do meio ambiente (RIMA). Estudos de impacto ambiental (EIA). Conservação ambiental e direitos humanos.
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910