Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Animal) (PPGBAN) da Ufes

  • O PPGBAN está organizado em uma linha de pesquisa, BIODIVERSIDADE: SISTEMÁTICA, ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO, na área de concentração em Biologia Animal, como base filosófica e prática nas Ciências Biológicas.
    Investiga os vários níveis de organização biológica, em diferentes níveis hierárquicos e escalas (de moléculas a ecossistemas), contemplando a diversidade biológica nos ecossistemas aquáticos e terrestres, com implicações para a conservação e sustentabilidade ambiental, econômica e social.
    Reflete o reconhecimento de que o estudo dos sistemas biológicos deve ser realizado através de uma abordagem multidisciplinar, integrando disciplinas complementares, de forma a compreender a biocomplexidade.
    Neste sentido, as pesquisas desta linha tem um amplo escopo, incluindo a investigação e integração de:
    1) padrões e processos morfológicos, genéticos, evolutivos, comportamentais e ecológicos que medeiam as relações entre os indivíduos e seu meio ambiente;
    2) estrutura e a dinâmica de populações, comunidades e ecossistemas;
    3) padrões e processos biológicos em diferentes escalas temporais e espaciais, como modelagens de cenários passados, presentes e futuros.

O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas, com cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Animal (PPGBAN), obteve seu credenciamento pela CAPES no ano de 2001. Os cursos de mestrado e doutorado receberam nota 4 da CAPES na última avaliação (quadriênio 2013-2016) e o atual corpo docente conta com 22 docentes, sendo 8 Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desenvolvendo projetos integrados e multidisciplinares que levam à formação de recursos humanos especializados na área de Biologia Animal.

O programa tem como o objetivo formar profissionais qualificados em diferentes subáreas, como Sistemática, Biogeografia, Biologia Evolutiva, Ecologia, Genética, Biotecnologia e Biologia da Conservação, por exemplo. Esses profissionais estão preparados para atuar em um mercado de trabalho dinâmico e em expansão, que inclui ensino superior e pesquisa em empresas privadas, órgãos públicos e organizações não-governamentais da área ambiental.

Busca-se uma formação sólida tanto nos aspectos teóricos quanto práticos da Biologia Animal, através de uma estruturação acadêmica que envolve disciplinas obrigatórias que investem na formação básica do aluno em metodologia científica e análises de dados, assim como métodos de coleta de dados em campo. Com tais habilidades, o aluno estará apto a desenvolver seu projeto com clareza, planejamento e avaliação contínua das etapas a serem cumpridas.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Doutorado em Biologia Animal desde 2009 e o curso de Mestrado em Biologia Animal desde 2002 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 4 na última avaliação.

O programa já formou 201 mestres e 52 doutores e conta com 69 alunos regularmente matriculados, sendo 32 no mestrado e 37 no doutorado.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910