Disciplinas optativas
BIO16255 - Bases Moleculares do Câncer – 45-0-15-0
Bases Genéticas e Moleculares do Câncer. Etapas da carcinogênese. Características genéticas, biológicas e bioquímicas das células tumorais. Estrutura e função dos genes. Expressão, regulação e mutação gênica. Reparo do DNA. Proto-oncogenes. Genes supressores. Angiogênese. Apoptose. Metástase. Sinalização Celular no Câncer. Pesquisa Pré-Clínica e Clínica em Oncologia. Farmacologia dos Antineoplásicos. Farmacogenética dos Antineoplásicos. Novos Fármacos em Oncologia. Técnicas e conceitos básicos sobre Engenharia Genética e Biotecnologia aplicada à Oncologia. Seguimento Farmacoterapêutico em Oncologia. Oncogenética. Aconselhamento Genético. Bioinformática aplicada à Oncologia.
BIO15883 - BIOGEOGRAFIA – 30-0-0-0
Histórico. Mudanças do ambiente físico. Padrões de distribuição: fatores históricos e ecológicos. Dispersão e Vicariância. Filogeografia. Modelagem ecológica de nicho. Biogeografia de ilhas. Diversidade de espécies. Biogeografia e conservação.
BIO15888 - BIOLOGIA DA INFORMAÇÃO – 30-0-0-0
A disciplina aborda a informação como entidade com características análogas a um organismo vivo, com gênese, desenvolvimento, reprodução e morte, e que, portanto, requer cuidados, técnicas e conhecimento específicos para ser gerada, trabalhada, gerenciada e armazenada (perpetuada) de modo útil e eficiente ao profissional em biologia, à comunidade científica, e à sociedade de um modo geral. São demonstradas e explicadas as técnicas mais atuais de trabalho com a informação, com ênfase no trabalho em biologia, e também o uso de técnicas clássicas que permaneceram importantes. O curso inclui princípios de história da escrita e da informação; informática e utilização de recursos via Internet; uso de aplicativos avançados em biologia; produção e processamento de imagens digitais; técnicas avançadas de uso para aplicativos de escritório (Word, Excel, etc); dicas e princípios de programação em Excel e Python; e o acompanhamento e apresentação das técnicas mais atuais sobre o assunto, à medida em que forem surgindo ou sendo publicadas, ao longo do desenvolvimento do curso.
BIO16254 - Biologia de Quirópteros – 45-0-15-0
Diversidade evolutiva em quirópteros. Histórico. Sistemática e taxonomia. Famílias e principais gêneros. Anatomia Funcional e locomoção. O sistema circulatório e respiratório. Calor e balanço hídrico. Dieta, digestão e balanço energético. Sistema nervoso central. Ecolocalização. Visão, olfato e paladar. Reprodução e desenvolvimento. Como estudar morcegos. História de vida e biologia social. Ecologia. Técnicas para estimar riqueza e abundância.
BIO15895 - BIOLOGIA E ECOLOGIA DE ALGAS CONTINENTAIS – 30-0-30-0
Introdução à Limnologia: fatores físicos, químicos e físico-químicos que interferem na sobrevivência das microalgas continentais. Microalgas: Mecanismos de suspensão Fisiologia de microalgas: Ritmos, Pigmentos e Fotossíntese. Ecologia do Fitoplâncton. Ecologia do perifíton. Eutrofização. Índices de Estado Trófico. Bioindicadores. Cultivo de microalgas. Aquecimento global e microalga. Metodologia para pesquisa com fitoplâncton e com perifíton.
BIO12463 - BIOLOGIA FLORAL E DA POLINIZAÇÃO – 30-0-15-0
Histórico e discussões atuais envolvendo o estudo da polinização. Biologia floral: estrutura e dinâmica funcional da flor, atrativos e recursos vegetais. Sistemas reprodutivos. Visitantes florais e comportamento. Mecanismos de polinização. Síndromes de polinização e grupos funcionais. Interações entre visitantes. Fenologia da floração.
BIO04762 - BIOLOGIA MARINHA – 0-60-0-0
Mares e Oceanos: químicos, físicos e biológico. Dinâmica das águas costeiras e oceânicas; movimentação, regiões litorâneas e oceâneas, tipos de substratos. Adaptações morfo-fisiológicas dos organismos marinhos a salinidade, luz, temperatura e substratos. Relações entre organismos marinhos e equilíbrio biológico.
BIO15912 - BIOMAS – 30-0-30-0
Fundamentos de Climatologia. Biomas terrestres Brasileiros. Introdução aos ecossistemas capixabas. História geológica da formação dos Biomas. Ecossistemas e Ecorregiões Atlânticas. Funcionamento de ecossistemas. Biodiversidade e espécies focais da fauna e flora dos Biomas brasileiros. O ser humano e sua ação nos Biomas.
BIO14916 – Biotecnologia – 45-0-15-0
Generalidades. Processos microbianos de produção: químicos, farmacêuticos, alimentos, bebidas alcoólicas. Princípios de terapia gênica e celular. Células tronco e células tronco pluripotentes induzidas (iPSC). Perspectivas no transplante de órgãos: processo de descelularização, geração de biomateriais e geração de organoides celulares. Potencialidades da edição genética no tratamento de doenças genéticas.
BIO16253 – Botânica Econômica – 30-15-0-0
Introdução à Botânica Econômica. Domesticação de espécies vegetais e suas implicações para o homem. Diferentes grupos de produtos vegetais e suas espécies. Agricultura no Espírito Santo. Espécies da flora do Espírito Santo com importância econômica.
BIO15898 – CITOGENÉTICA – 30-15-15-0
Estudo dos cromossomos e núcleo interfásicos. Mitose e meiose. Rearranjos cromossômicos: causas e consequências. Polimorfismos cromossômicos. Técnicas de bandamento cromossômico. Hibridação in situ fluorescente (FISH) e técnicas de geração de sonda para FISH. Técnicas de citogenética molecular: microarranjos de hibridização genômica comparativa (aCGH). Evolução cariotípica. Especiação cariotípica. Citotaxonomia.
BIO16259 - Citogenética Humana – 30-15-15-0
Estrutura e funcionamento dos cromossomos humanos. Indicações clínicas e métodos de análise citogenética clássica, molecular e genômica aplicadas ao diagnóstico. Anomalias congênitas. Aberrações cromossômicas numéricas e estruturais: causas, consequências fenotípicas e repercussões sociais. Diversidade cariotípica. Síndromes de micro-deleção. Citogenética do câncer. Aconselhamento genético.
BIO15894 - DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO E PROJETOS EM BIOLOGIA – 30-30-0-0
Desenvolvimento de projetos na área de biologia molecular. Escolha de técnicas de biologia molecular na elaboração de projetos. Pesquisa cientifica: como elaborar. A natureza teórica- prática da pesquisa cientifica. As fases da pesquisa científica. Criação e funcionamento de empresas na área de biologia molecular.
BIO13746 - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – 30-0-30-0
A Ciência e tecnologia no Brasil; concepção de ciência, conhecimentos indígenas e aspectos culturais; senso comum e a linguagem científica; Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica; contribuições da Análise do Discurso para Divulgação Científica; parâmetros para análise de textos de Divulgação científica; importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentes; uso da Divulgação Científica no ensino de Biologia; fontes, programas e atividades de divulgação científica; papel da popularização das ciências em espaços formais e não formais de ensino de biologia; interação entre o ensino de biologia formal e não formal; a sociedade e a necessidade de uma cultura científica.
GEO02351 - ECOSSISTEMA MANGUEZAL – 30-30-0-0
Ecossistema manguezal: conceitos e histórico; Distribuição dos manguezais no mundo, no Brasil e no Espírito Santo; teorias de distribuição dos manguezais pelo mundo ao longo do tempo geológico; Flora e adaptações ao ambiente; Fauna e adaptações; serviços diretos e indiretos do manguezal à zona costeira; usos diretos e indiretos do manguezal; legislação ambiental.
BIO15899 - ENGENHARIA GENÉTICA – 45-0-0-0
Utilização da tecnologia do DNA recombinante e suas perspectivas. Tipos de Vetores: suas vantagens e limitações. Princípios sobre edição genética. Caracterização de células tronco embrionárias e não embrionárias e de células tronco pluripotentes induzidas (iPSC): suas potencialidades em engenharia genética. Geração de organismos modelos nocautes. Caracterização e potencialidades de organoides em culturas tridimensionais. MicroRNAs e RNA de interferência (RNAi).
BIO14920 - Entomologia de Campo – 15-0-45-0
Introdução ao estudo dos insetos. Técnicas de organização de expedições a campo para desenvolvimento de projetos sobre insetos. Diversidade de hábitos de vida de insetos, minadores, galhadores, brocadores, polinizadores, coprófagos, parasitoides, de solo, aquáticos, sociais, predadores, de importância agrícola ou médica, imaturos, hematófagos, noturnos.
BIO15892 - ENTOMOLOGIA GERAL – 15-15-30-0
Introdução à entomologia; morfologia, fisiologia, locomoção, reprodução e desenvolvimento dos Hexapoda; diversidade, classificação e evolução; habitantes de solo e afins; insetos aquáticos; interação com plantas; sociabilidade; predação e parasitismo; técnicas de coleta, montagem e preservação.
BIO16258 - Epigenética – 45-15-0-0
Estrutura e funcionamento da Cromatina. Modificações epigenéticas: metilação do DNA, alterações nas histonas e seu código, remodelamento da cromatina e RNAs não codificadores. Herança e fenômenos epigenéticos. Plasticidade fenotípica e Biologia transgeracional. Métodos de estudos de epigenética. O epigenoma. Relógio epigenético. Epigenética e Ecologia. Epigenética: status sócio-econômico, desenvolvimento e doenças.
BIO15890 - EVOLUÇÃO DE HYMENOPTERA – 30-15-15-0
Origem dos Hymenoptera e suas relações filogenéticas com outros Hexapoda; filogenia, diversidade taxonômica e de hábitos; aspectos da história natural; marcos biológicos e morfológicos e a evolução da ordem.
BIO15896 - EVOLUÇÃO HUMANA – 60-0-0-0
A evolução humana em perspectiva. Fundamentos para o estudo da Evolução humana. Sistemática molecular e morfológica. Tafonomia. Aspectos da variação estrutural (anatômica), biologia reprodutiva, ecologia, comportamento em primatas. Biologia humana. História paleontológica do grupo. A transição chimpanzé /homen. As origens da bipedia. Australopithecus e a adaptação hominínea. Os primeiros Homo. Saindo da África. A origem dos seres humanos modernos. O enigma dos neandertais. O meio social humano e a evolução do cérebro. Fala, inteligência e consciência. A invasão das Américas. Colonizando o Pacífico. Os primeiros povoados.
BIO06085 - FILOGENÉTICA MOLECULAR – 60-0-0-0
A disciplina aborda os fundamentos teóricos e práticos da inferência filogenética com base em sequências de DNA. São discutidos os princípios básicos da evolução ao nível molecular e a utilização de sequências de DNA em inferências filogenéticas. São realizadas buscas de dados moleculares na internet e análises em programas de computador pessoal e servidores remotos. A disciplina envolve o aprendizado de técnicas preparação de sequências de DNA para análises filogenéticas, incluindo alinhamento, cálculo de distâncias genéticas e escolha de modelos de evolução. São abordados métodos de inferência filogenética com base em diferentes critérios de otimização: distância, máxima parcimônia, máxima verossimilhança e bayesiano. Também são abordados os métodos de datação de eventos pelo relógio molecular e o alcance a as limitações da filogenética molecular.
GEO01733 - FITOGEOGRAFIA DO BRASIL – 45-0-0-0
Conceitos Gerais. Histórico e evolução da Ciência. Fatores abióticos (clima, solo, balanço hídrico, luminosidade, etc.). Os ciclos biogeoquímicos. Classificação ecológica das plantas (habitats). Distribuição dos principais domínios vegetais do Brasil. A Fitogeografia como elemento básico no reconhecimento das unidades de Conservação no Brasil. As Unidades de conservação do Brasil.
LCE06306 - FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – 60-0-0-0
Fundamentos históricos da educação de surdos. Aspectos linguísticos da língua de sinais. A cultura e a identidade surda. Legislação específica. Sinais básicos para conversação.
BIO15880 - GENÉTICA DE POPULAÇÕES APLICADA À CONSERVAÇÃO – 30-15-0-0
Introdução à Genética de Populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Diversidade genética, Deriva genética; Mutação; Endogamia; Depressão por endogamia, Estrutura genético- populacional; Unidades Regionais de Manejo; Fluxo gênico.
BIO15900 - GENÉTICA DO CÂNCER – 30-0-15-0
Bases Genéticas do Câncer. Etapas da carcinogênese. Características genéticas, biológicas e bioquímicas da célula tumoral. Estrutura e função dos genes. Expressão, regulação e mutação gênica. Proto-oncogenes. Genes supressores. Reparo do DNA. Enfoque na proliferação, diferenciação e morte celulares. Bases genéticas dos processos de Angiogênese, Apoptose e Metástase. Técnicas e conceitos básicos sobre Engenharia Genética e Biotecnologia aplicadas à Oncologia. Pesquisa de novos fármacos antineoplásicos. Oncogenética. Aconselhamento Genético. Promoção da saúde e prevenção do Câncer.
BIO14921 - GENÉTICA E MEDICINA DE PRECISÃO – 30-0-0-0
Princípios da medicina personalizada. Farmacogenética. Variações genéticas. Exemplos de efeitos de polimorfismos gênicos na resposta a drogas. Reação adversa grave a droga.
BIO15911 - GENÉTICA FORENSE – 30-15-0-0
Breve histórico da genética forense. Estrutura geral do DNA e do genoma. Coleta e preservação de material biológico. Técnicas para extração e genotipagem do DNA. Análise estatística. Marcadores microssatélites. Polimorfismo de nucleotídeo único. Bancos de DNA. Análise de DNA mitocondrial e do cromossomo Y na prática forense.
BIO15902 - GENÉTICA MOLECULAR HUMANA – 30-0-0-0
Estrutura e função dos genes e cromossomos. Variação genética. Padrões de herança clássicos e atípicos. Princípios de citogenética. Herança multifatorial. Genética do câncer. Genética e Medicina de Precisão. Farmacogenética. Terapia gênica e aconselhamento genético.
BIO16256 Genética Molecular Humana Avançada – 60-0-0-0
Estrutura e função dos genes e cromossomos. Variação genética. Padrões de herança clássicos e atípicos. Princípios de citogenética. Herança multifatorial. Genética do câncer. Genética e Medicina de Precisão. Farmacogenética. Terapia gênica e aconselhamento genético.
BIO03523 - GERMINACAO DE SEMENTES – 15-0-30-0
Formação, estrutura e composição de sementes. Mecanismos de dispersão. Metabolismo durante a germinação. Promotores e inibidores da germinação. Mecanismos de dormência e quebra de dormência de sementes. Germinação e estabelecimento da plântula.
BIO12343 - GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE – 30-0-30-0
Conceituação de Desenvolvimento Sustentável. Aspectos econômicos, ambientais e sociais. Convenções e Tratados internacionais sobre Clima e Meio Ambiente. A Evolução da Política Ambiental no Mundo. A Evolução da Política Ambiental no Brasil. Instrumentos de Gestão Ambiental Pública. Desenvolvimento Sustentável em uma corporação – aspectos econômicos, ambientais e sociais. Indicadores de Sustentabilidade e Indicadores de Avaliação de Desempenho Ambiental. O Licenciamento ambiental como ferramenta de Gestão. Sistemas de gestão ambiental e suas alternativas. Estudo de caso.
BIO15903 - HERANÇA MONOGÊNICA E DOENÇAS RARAS – 30-0-0-0
Histórico, marcos legais e impactos sociais. Variação genética. Princípios sobre erros inatos do metabolismo. Padrões clássicos de herança monogênica e padrões atípicos. Estudo de doenças de herança monogênicas raras. Terapia gênica e celular. Aconselhamento genético: diagnóstico, tratamento e prevenção.
BIO15878 - HERANÇA MULTIFATORIAL E DOENÇAS COMUNS – 30-0-0-0
Princípios de herança multifatorial. Riscos de recorrência e padrão de transmissão. Métodos de estudo de doenças multifatoriais. Aspectos clínicos e genéticos de doenças congênitas e comuns de adultos.
BIO15891 - INSETOS ENTOMÓFAGOS E SEU USO EM CONTROLE BIOLÓGICO – 15-15-15-0
Introdução. Classificação dos insetos entomófagos usados em controle biológico. Evolução de aspectos morfológicos e ecológicos que influenciam no desempenho de inimigos naturais selecionados em programas de controle biológico. Implicações da biologia de insetos entomófagos usados em controle biológico dentro de Manejo Integrado de Pragas. Programas de controle biológico e seus desafios. Programas de controle biológico no Brasil.
ERN15881 - INTRODUÇÃO À LIMNOLOGIA – 15-15-15-0
O desenvolvimento da Limnologia; Recursos Hídricos: aspectos qualitativos e quantitativos; A água como substância; Ciclo hidrológico e distribuição da água; Organização dos ecossistemas aquáticos continentais; Limnologia lacustre; Limnologia fluvial; A energia incidente nos sistemas lacustres; As comunidades aquáticas; Oxigênio dissolvido; Sedimento lacustre; Nutrientes essenciais; Eutrofização; Estratégias de recuperação e conservação dos ecossistemas aquáticos.
BIO15910 - MASTOZOOLOGIA: PADRÕES DE DIVERSIFICAÇÃO E EVOLUÇÃO – 30-0-30-0
Diversidade evolutiva em mamíferos, terrestres, aquáticos e voadores. História paleontológica do grupo. Aspectos davariação estrutural (anatômica), biologia reprodutiva, ecologia,comportamento e evolução. Espécies ameaçadas deextinção. Técnicas de campo, identificação dos principais gêneros da mastofauna do Brasil. Conservação.
BIO16257 - Medicina Personalizada – 30-15-15-0
Princípios da medicina personalizada. Variações genéticas. Farmacogenética. Variantes genéticas de risco de doenças e resposta a tratamento.
BIO12346 - MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECOLOGIA – 30-0-30-0
Delineamento experimental, Poder do teste, métodos para estimativas populacionais, estimativas de riqueza e diversidade ecológica, análise de padrões espaciais, modelos quantitativos para análises faunísticas e botânicas, avaliação de integridade biótica em comunidades animais, introdução aos métodos multivariados aplicados a estudos de ecologia.
BIO15909 - MUTAGÊNESE – 45-0-15-0
História da toxicologia; Estudos toxicológicos; Métodos de avaliação de mutagênese; Biomonitoramento de agentes mutagênicos; Bioensaios para o monitoramento de genotoxicidade ambiental; Processos de reparo de DNA; A importância da mutagênese ambiental na carcinogênese humana; Antimutagênicos e anticarcinogênicos.
PAT07068 – PATOLOGIA – 30-0-30-0
Introdução à patologia. Métodos de estudo em patologia. Estudo das bases biológicas básicas envolvidas na etiopatogênese geral das lesões. Degenerações. Alterações do interstício. Morte celular. Calcificação e Pigmentação. Inflamação e mecanismos de reparo. Alterações da circulação. Alterações da proliferação e da diferenciação celular. Neoplasias.
ERN01546 - POLUICAO AMBIENTAL – 60-0-0-0
Noções de Ecologia. O homem no ecossistema. Poluição do ar, do solo e da água. Poluição térmica, sonora e radioativa. Avaliação do impacto ambiental. Planejamento ambiental.
BIO15908 - PRODUTOS NATURAIS – 30-15-15-0
Origem e histórico dos estudos de produtos naturais de origem vegetal, importância econômica. Métodos de extração e purificação dos produtos naturais de plantas; utilização de testes de avaliação e produção de fármacos a partir de princípios ativos obtidos de plantas. Vias de síntese de produtos naturais e sua relação com o metabolismo secundário de plantas. Principais classes de metabólitos presentes nos produtos naturais de origem vegetal. Relação dos produtos naturais com a Farmacologia, a Etnobotânica, a Toxicologia, a Biotecnologia e a Mutagênese.
BIO15907-RECUPERAÇÃO E MANEJO DE ÁREAS DEGRADADAS – 30-0-30-0
Floresta Atlântica: conceituação e distribuição geográfica; processos de fragmentação; biodiversidade. Princípios de Sucessão Natural aplicados ao processo de recuperação. Histórico e tendências atuais dos sistemas de Recuperação de Áreas Degradadas. Diagnóstico ambiental. Estratégias e Modelos de Recuperação de Áreas Degradadas. Recuperação de Matas Ciliares. Aspectos legais relacionados com áreas degradadas.
BIO15906 - RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS – 30-15-0-0
Introdução. Formações florestais do Brasil.Ecologia da Polinização e Dispersão. Dinâmica e sucessão florestal. Banco e chuva de sementes. Relações ecológicas. A comunidade e o ecossistema florestal. Classificação do estágio de regeneração de florestas secundárias. Conservação de ecossistemas florestais tropicais.
BIO15905 - TAXONOMIA EXPERIMENTAL DE PLANTAS – 30-0-30-0
O desenvolvimento da Taxonomia Vegetal. Estudos florísticos. Origem, sistemática e relações filogenéticas das Angiospermas.
BIO15904 - TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR – 30-30-0-0
Métodos em Biologia Molecular para isolamento de material genético. Ténicas de amplificação de DNA e RNA e suas aplicações. Separação eletroforética de ácidos nucleicos. Enzimas utilizadas na análise de ácidos nucléicos. Sequenciamento de DNA. Métodos de análise da expressão gênica. Noções básicas de clonagem molecular. Novas metodologias para análise do genoma.
BIO15879 - TÓPICOS EM GENÉTICA HUMANA – 45-0-0-0
Estrutura e função dos genes e cromossomos. Variação genética. Padrões de herança. Citogenética clínica e teratogênese. Herança Multifatorial. Genética do câncer. Terapia gênica e aconselhamento genético. Tópicos diversos em genética humana.
PAT15889 - TÓPICOS EM IMUNOLOGIA – 15-15-0-0
Noções gerais e conceitos básicos em Imunologia. Regulações internas e externas do Sistema Imune (ex: eixo neuro-imuno-endócrino, nutrientes, microbiota, envelhecimento, agentes tóxicos, infecções, autoimunidades, hipersensibilidades). Aplicabilidade em diagnósticos, imunoterapias. Aulas expositivas, dinâmica de grupo na forma de Grupo de Discussão (GD), preparo de trabalhos sobre assuntos variados com apresentação na forma de seminários, painéis ou trabalhos escritos.
BIO15884 - TÓPICOS EM MEIO AMBIENTE – 45-0-0-0
Temas e atualidades na área de Meio Ambiente, relacionados à efeitos da degradação ambiental. Inovações e tecnologias voltadas para a restauração dos ecossistemas degradados. Implicações da degradação na resiliência dos ecossistemas, na regeneração natural e na restauração ecológica. Desenvolvimento rural. Principais desastres naturais ocorrentes no Brasil: usos da terra e sua influência sobre a qualidade ambiental. Erosão e assoreamento. Deslizamentos de encostas. Drenagem urbana. Desertificação e arenização. Mudanças, variabilidades e flutuações climáticas: da escala local à global.
BIO15885 - TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA – 60-0-0-0
Temas e atualidades na área de Biologia Celular, na Biologia Molecular e na Genética, os quais não constam das disciplinas regulares do Projeto Pedagógico do Curso.
BIO15886 - TÓPICOS ESPECIAIS EM BOTÂNICA – 60-0-0-0
Temas e atualidades na área de Botânica, os quais não constam das disciplinas regulares do Projeto Pedagógico do Curso.
BIO15887 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ZOOLOGIA – 60-0-0-0
Temas e atualidades na área de Zoologia, os quais não constam das disciplinas regulares do Projeto Pedagógico do Curso.