Disciplinas optativas

BIO15878 - HERANÇA MULTIFATORIAL E DOENÇAS COMUNS
Princípios de herança multifatorial. Riscos de recorrência e padrão de transmissão. Métodos de estudo de doenças multifatoriais. Aspectos clínicos e genéticos de doenças congênitas e comuns de adultos.
 
BIO15879 - TÓPICOS EM GENÉTICA HUMANA
Estrutura e função dos genes e cromossomos. Variação genética. Padrões de herança. Citogenética clínica e teratogênese. Herança Multifatorial. Genética do câncer. Terapia gênica e aconselhamento genético. Tópicos diversos em genética humana. 
 
BIO15880 - GENÉTICA DE POPULAÇÕES APLICADA À CONSERVAÇÃO
Introdução à Genética de Populações; Equilíbrio de Hardy-Weinberg; Diversidade genética, Deriva genética; Mutação; Endogamia; Depressão por endogamia, Estrutura genético- populacional; Unidades Regionais de Manejo; Fluxo gênico.
 
ERN15881 - INTRODUÇÃO À LIMNOLOGIA
O desenvolvimento da Limnologia; Recursos Hídricos: aspectos qualitativos e quantitativos; A água como substância; Ciclo hidrológico e distribuição da água; Organização dos ecossistemas aquáticos continentais; Limnologia lacustre; Limnologia fluvial; A energia incidente nos sistemas lacustres; As comunidades aquáticas; Oxigênio dissolvido; Sedimento lacustre; Nutrientes essenciais; Eutrofização; Estratégias de recuperação e conservação dos ecossistemas aquáticos.
 
BIO15883 - BIOGEOGRAFIA
Histórico. Mudanças do ambiente físico. Padrões de distribuição: fatores históricos e ecológicos. Dispersão e Vicariância. Filogeografia. Modelagem ecológica de nicho. Biogeografia de ilhas. Diversidade de espécies. Biogeografia e conservação.
 
BIO03523 - GERMINACAO DE SEMENTES
Formação, estrutura e composição de sementes. Mecanismos de dispersão. Metabolismo durante a germinação. Promotores e inibidores da germinação. Mecanismos de dormência e quebra de dormência de sementes. Germinação e estabelecimento da plântula.
 
BIO15884 - TÓPICOS EM MEIO AMBIENTE
Temas e atualidades na área de Meio Ambiente, relacionados à efeitos da degradação ambiental. Inovações e tecnologias voltadas para a restauração dos ecossistemas degradados. Implicações da degradação na resiliência dos ecossistemas, na regeneração natural e na restauração ecológica. Desenvolvimento rural. Principais desastres naturais ocorrentes no Brasil: usos da terra e sua influência sobre a qualidade ambiental. Erosão e assoreamento. Deslizamentos de encostas. Drenagem urbana. Desertificação e arenização. Mudanças, variabilidades e flutuações climáticas: da escala local à global.
 
BIO15885 - TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA
Temas e atualidades na área de Biologia Celular, na Biologia Molecular e na Genética, os quais não constam das disciplinas regulares do Projeto Pedagógico do Curso.
 
BIO15886 - TÓPICOS ESPECIAIS EM BOTÂNICA
Temas e atualidades na área de Botânica, os quais não constam das disciplinas regulares do Projeto Pedagógico do Curso.
 
BIO06085 - FILOGENÉTICA MOLECULAR
A disciplina aborda os fundamentos teóricos e práticos da inferência filogenética com base em sequências de DNA. São discutidos os princípios básicos da evolução ao nível molecular e a utilização de sequências de DNA em inferências filogenéticas. São realizadas buscas de dados moleculares na internet e análises em programas de computador pessoal e servidores remotos. A disciplina envolve o aprendizado de técnicas preparação de sequências de DNA para análises filogenéticas, incluindo alinhamento, cálculo de distâncias genéticas e escolha de modelos de evolução. São abordados métodos de inferência filogenética com base em diferentes critérios de otimização: distância, máxima parcimônia, máxima verossimilhança e bayesiano. Também são abordados os métodos de datação de eventos pelo relógio molecular e o alcance a as limitações da filogenética molecular.
 
BIO15887 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ZOOLOGIA
Temas e atualidades na área de Zoologia, os quais não constam das disciplinas regulares do Projeto Pedagógico do Curso.
 
BIO12343 - GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Conceituação de Desenvolvimento Sustentável. Aspectos econômicos, ambientais e sociais. Convenções e Tratados internacionais sobre Clima e Meio Ambiente. A Evolução da Política Ambiental no Mundo. A Evolução da Política Ambiental no Brasil. Instrumentos de Gestão Ambiental Pública. Desenvolvimento Sustentável em uma corporação – aspectos econômicos, ambientais e sociais. Indicadores de Sustentabilidade e Indicadores de Avaliação de Desempenho Ambiental. O Licenciamento ambiental como ferramenta de Gestão. Sistemas de gestão ambiental e suas alternativas. Estudo de caso.
 
BIO12346 - MÉTODOS QUANTITATIVOS EM ECOLOGIA
Delineamento experimental, Poder do teste, métodos para estimativas populacionais, estimativas de riqueza e diversidade ecológica, análise de padrões espaciais, modelos quantitativos para análises faunísticas e botânicas, avaliação de integridade biótica em comunidades animais, introdução aos métodos multivariados aplicados a estudos de ecologia. 
 
BIO12463 - BIOLOGIA FLORAL E DA POLINIZAÇÃO
Histórico e discussões atuais envolvendo o estudo da polinização. Biologia floral: estrutura e dinâmica funcional da flor, atrativos e recursos vegetais. Sistemas reprodutivos. Visitantes florais e comportamento. Mecanismos de polinização. Síndromes de polinização e grupos funcionais. Interações entre visitantes. Fenologia da floração.
 
BIO15888 - BIOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A disciplina aborda a informação como entidade com características análogas a um organismo vivo, com gênese, desenvolvimento, reprodução e morte, e que portanto requer cuidados, técnicas e conhecimento específicos para ser gerada, trabalhada, gerenciada e armazenada (perpetuada) de modo útil e eficiente ao profissional em biologia, à comunidade científica, e à sociedade de um modo geral. São demonstradas e explicadas as técnicas mais atuais de trabalho com a informação, com ênfase no trabalho em biologia, e também o uso de técnicas clássicas que permaneceram importantes. O curso inclui princípios de história da escrita e da informação; informática e utilização de recursos via Internet; uso de aplicativos avançados em biologia; produção e processamento de imagens digitais; técnicas avançadas de uso para aplicativos de escritório (Word, Excel, etc); dicas e princípios de programação em Excel e Python; e o acompanhamento e apresentação das técnicas mais atuais sobre o assunto, à medida em que forem surgindo ou sendo publicadas, ao longo do desenvolvimento do curso.
 
ERN01546 - POLUICAO AMBIENTAL
Noções de Ecologia. O homem no ecossistema. Poluição do ar, do solo e da água. Poluição térmica, sonora e radioativa. Avaliação do impacto ambiental. Planejamento ambiental.
 
GEO02351 - ECOSSISTEMA MANGUEZAL
Ecossistema manguezal: conceitos e histórico; Distribuição dos manguezais no mundo, no Brasil e no Espírito Santo; teorias de distribuição dos manguezais pelo mundo ao longo do tempo geológico; Flora e adaptações ao ambiente; Fauna e adaptações; serviços diretos e indiretos do manguezal à zona costeira; usos diretos e indiretos do manguezal; legislação ambiental.
 
LCE06306 - FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Fundamentos históricos da educação de surdos. Aspectos linguísticos da língua de sinais. A cultura e a identidade surda. Legislação específica. Sinais básicos para conversação. 
 
PAT07068 - PATOLOGIA
Introdução à patologia. Métodos de estudo em patologia. Estudo das bases biológicas básicas envolvidas na etiopatogênese geral das lesões. Degenerações. Alterações do interstício. Morte celular. Calcificação e Pigmentação. Inflamação e mecanismos de reparo. Alterações da circulação. Alterações da proliferação e da diferenciação celular. Neoplasias. 
 
GEO01733 - FITOGEOGRAFIA DO BRASIL
Conceitos Gerais. Histórico e evolução da Ciência. Fatores abióticos (clima, solo, balanço hídrico, luminosidade, etc.); Os ciclos biogeoquímicos; Classificação ecológica das plantas (habitats); Distribuição dos principais domínios vegetais do Brasil; A Fitogeografia como elemento básico no reconhecimento das unidades de Conservação no Brasil; As Unidades de conservação do Brasil.
 
PAT15889 - TÓPICOS EM IMUNOLOGIA
Noções gerais e conceitos básicos em Imunologia. Regulações internas e externas do Sistema Imune (ex: eixo neuro-imuno-endócrino, nutrientes, microbiota, envelhecimento, agentes tóxicos, infecções, autoimunidades, hipersensibilidades). Aplicabilidade em diagnósticos, imunoterapias. Aulas expositivas, dinâmica de grupo na forma de Grupo de Discussão (GD), preparo de trabalhos sobre assuntos variados com apresentação na forma de seminários, painéis ou trabalhos escritos. 
 
BIO13746 - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
A Ciência e tecnologia no Brasil; concepção de ciência, conhecimentos indígenas e aspectos culturais; senso comum e a linguagem científica; Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica; contribuições da Análise do Discurso para Divulgação Científica; parâmetros para análise de textos de Divulgação científica; importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentes; uso da Divulgação Científica no ensino de Biologia; fontes, programas e atividades de divulgação científica; papel da popularização das ciências em espaços formais e não formais de ensino de biologia; interação entre o ensino de biologia formal e não formal; a sociedade e a necessidade de uma cultura científica.
 
BIO15890 - EVOLUÇÃO DE HYMENOPTERA
Origem dos Hymenoptera e suas relações filogenéticas com outros Hexapoda; filogenia, diversidade taxonômica e de hábitos; aspectos da história natural; marcos biológicos e morfológicos e a evolução da ordem.
 
BIO15891 - INSETOS ENTOMÓFAGOS E SEU USO EM CONTROLE
Introdução. Classificação dos insetos entomófagos usados em controle biológico. Evolução de aspectos morfológicos e ecológicos que influenciam no desempenho de inimigos naturais selecionados em programas de controle biológico. Implicações da biologia de insetos entomófagos usados em controle biológico dentro de Manejo Integrado de Pragas. Programas de controle biológico e seus desafios. Programas de controle biológico no Brasil.
 
BIO15892 - ENTOMOLOGIA GERAL
Introdução à entomologia; morfologia, fisiologia, locomoção, reprodução e desenvolvimento dos Hexapoda; diversidade, classificação e evolução; habitantes de solo e afins; insetos aquáticos; interação com plantas; sociabilidade; predação e parasitismo; técnicas de coleta, montagem e preservação.
 
BIO15894 - DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO E PROJETOS EM BIOLOGIA
Desenvolvimento de projetos na área de biologia molecular. Escolha de técnicas de biologia molecular na elaboração de projetos. Pesquisa cientifica: como elaborar. A natureza teórica- prática da pesquisa cientifica. As fases da pesquisa científica. Criação e funcionamento de em­presas na área de biologia molecular.
 
BIO15895 - BIOLOGIA E ECOLOGIA DE ALGAS CONTINENTAIS
Introdução à Limnologia: fatores físicos, químicos e físico-químicos que interferem na sobrevivência das microalgas continentais. Microalgas: Mecanismos de suspensão Fisiologia de microalgas: Ritmos, Pigmentos e Fotossíntese. Ecologia do Fitoplâncton. Ecologia do perifíton. Eutrofização. Índices de Estado Trófico. Bioindicadores. Cultivo de microalgas. Aquecimento global e microalga. Metodologia para pesquisa com fitoplâncton e com perifíton.
 
BIO15896 - EVOLUÇÃO HUMANA
A evolução humana em perspectiva . Fundamentos para o estudo da Evolução humana . Sistemática molecular e morfológica. Tafonomia. Aspectos da variação estrutural (anatômica), biologia reprodutiva , ecologia , comportamento em primatas . Biologia humana . História paleontológica do grupo . A transição chimpanzé /homen. As origens da bipedia. Australopithecus e a adaptação hominínea. Os primeiros Homo . Saindo da África. A origem dos seres humanos modernos . O enigma dos neandertais. O meio social humano e a evolução do cérebro . Fala, inteligência e consciência . A invasão das Américas. Colonizando o Pacífico . Os primeiros povoados .
 
BIO15898 - CITOGENÉTICA
Estudo dos cromossomos e núcleo interfásicos. Mitose e meiose. Rearranjos cromossômicos: causas e consequências. Polimorfismos cromossômicos. Técnicas de bandamento cromossômico. Hibridação in situ fluorescente (FISH) e técnicas de geração de sonda para FISH. Técnicas de citogenética molecular: microarranjos de hibridização genômica comparativa (aCGH). Evolução cariotípica. Especiação cariotípica. Citotaxonomia.
 
BIO15899 - ENGENHARIA GENÉTICA
Utilização da tecnologia do DNA recombinante e suas perspectivas. Tipos de Vetores: suas vantagens e limitações. Princípios sobre edição genética. Caracterização de células tronco embrionárias e não embrionárias e de células tronco pluripotentes induzidas (iPSC): suas potencialidades em engenharia genética. Geração de organismos modelos nocautes. Caracterização e potencialidades de organoides em culturas tridimensionais. MicroRNAs e RNA de interferência (RNAi).
 
BIO15900 - GENÉTICA DO CÂNCER
Bases Genéticas do Câncer. Etapas da carcinogênese. Características genéticas, biológicas e bioquímicas da célula tumoral. Estrutura e função dos genes. Expressão, regulação e mutação gênica. Proto-oncogenes. Genes supressores. Reparo do DNA. Enfoque na proliferação, diferenciação e morte celulares. Bases genéticas dos processos de Angiogênese, Apoptose e Metástase. Técnicas e conceitos básicos sobre Engenharia Genética e Biotecnologia aplicadas à Oncologia. Pesquisa de novos fármacos antineoplásicos. Oncogenética. Aconselhamento Genético. Promoção da saúde e prevenção do Câncer. 
 
BIO15901 - GENÉTICA E MEDICINA DE PRECISÃO
Princípios da medicina personalizada. Variações genéticas. Farmacogenética. Variantes genéticas de risco de doenças e resposta a tratamento. 
 
BIO15902 - GENÉTICA MOLECULAR HUMANA
Estrutura e função dos genes e cromossomos. Variação genética. Padrões de herança clássicos e atípicos. Princípios de citogenética. Herança multifatorial. Genética do câncer. Genética e Medicina de Precisão. Farmacogenética. Terapia gênica e aconselhamento genético.
 
BIO15903 - HERANÇA MONOGÊNICA E DOENÇAS RARAS
Histórico, marcos legais e impactos sociais. Variação genética. Princípios sobre erros inatos do metabolismo. Padrões clássicos de herança monogênica e padrões atípicos. Estudo de doenças de herança monogênicas raras. Terapia gênica e celular. Aconselhamento genético: diagnóstico, tratamento e prevenção.
 
BIO15904 - TÉCNICAS EM BIOLOGIA MOLECULAR
Métodos em Biologia Molecular para isolamento de material genético. Ténicas de amplificação de DNA e RNA e suas aplicações. Separação eletroforética de ácidos nucleicos. Enzimas utilizadas na análise de ácidos nucléicos. Sequenciamento de DNA. Métodos de análise da expressão gênica. Noções básicas de clonagem molecular. Novas metodologias para análise do genoma.
 
BIO15905 - TAXONOMIA EXPERIMENTAL DE PLANTAS
O desenvolvimento da Taxonomia Vegetal. Estudos florísticos. Origem, sistemática e relações filogenéticas das Angiospermas. 
 
BIO15906 - RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CONSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS
Introdução. Formações florestais do Brasil.Ecologia da Polinização e Dispersão. Dinâmica e sucessão florestal. Banco e chuva de sementes. Relações ecológicas. A comunidade e o ecossistema florestal. Classificação do estágio de regeneração de florestas secundárias. Conservação de ecossistemas florestais tropicais.
 
BIO15907-RECUPERAÇÃO E MANEJO DE ÁREAS DEGRADADAS
Floresta Atlântica: conceituação e distribuição geográfica; processos de fragmentação; biodiversidade. Princípios de Sucessão Natural aplicados ao processo de recuperação. Histórico e tendências atuais dos sistemas de Recuperação de Áreas Degradadas. Diagnóstico ambiental. Estratégias e Modelos de Recuperação de Áreas Degradadas. Recuperação de Matas Ciliares. Aspectos legais relacionados com áreas degradadas. 
 
BIO15908 - PRODUTOS NATURAIS
Origem e histórico dos estudos de produtos naturais de origem vegetal, importância econômica. Métodos de extração e purificação dos produtos naturais de plantas; utilização de testes de avaliação e produção de fármacos a partir de princípios ativos obtidos de plantas. Vias de síntese de produtos naturais e sua relação com o metabolismo secundário de plantas. Principais classes de metabólitos presentes nos produtos naturais de origem vegetal. Relação dos produtos naturais com a Farmacologia, a Etnobotânica, a Toxicologia, a Biotecnologia e a Mutagênese.
 
BIO15909 - MUTAGÊNESE
História da toxicologia; Estudos toxicológicos; Métodos de avaliação de mutagênese; Biomonitoramento de agentes mutagênicos; Bioensaios para o monitoramento de genotoxicidade ambiental; Processos de reparo de DNA; A importância da mutagênese ambiental na carcinogênese humana; Antimutagênicos e anticarcinogênicos. 
 
BIO15910 - MASTOZOOLOGIA: PADRÕES DE DIVERSIFICAÇÃO E EVOLUÇÃO
Diversidade evolutiva em mamíferos, terrestres, aquáticos e voadores. História paleontológica do grupo. Aspectos davariação estrutural (anatômica), biologia reprodutiva, ecologia,comportamento e evolução. Espécies ameaçadas deextinção. Técnicas de campo, identificação dos principais gêneros da mastofauna do Brasil. Conservação. 
 
BIO15911 - GENÉTICA FORENSE
Breve histórico da genética forense. Estrutura geral do DNA e do genoma. Coleta e preservação de material biológico. Técnicas para extração e genotipagem do DNA. Análise estatística. Marcadores microssatélites. Polimorfismo de nucleotídeo único. Bancos de DNA. Análise de DNA mitocondrial e do cromossomo Y na prática forense.
 
BIO15912 - BIOMAS
Fundamentos de Climatologia. Biomas terrestres Brasileiros. Introdução aos ecossistemas capixabas. História geológica da formação dos Biomas. Ecossistemas e Ecorregiões Atlânticas. Funcionamento de ecossistemas. Biodiversidade e espécies focais da fauna e flora dos Biomas brasileiros. O ser humano e sua ação nos Biomas. 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910