Tecnologias Digitais E A Cultura Maker Na Divulgação e no Ensino de Paleontologia: Conhecendo o Mundo Pré-Histórico da Região do Estado do Espirito Santo Por Meio Da Realidade Aumentada e De Metodologias Ativas De Aprendizagem
Resumo: Projeto aprovado e financiado no Edital FAPES/CNPq nº 06/2024.
A geologia da região do estado do Espírito Santo é constituída por um cinturão de rochas metamórficas e ígneas com raros afloramentos de rochas sedimentares quaternárias continentais. Devido a isso, é uma raridade encontrar fósseis de vertebrados no Estado, cujos achados, até o momento são pontuais, deram-se graças a uma incomum presença de sedimentos contendo fósseis entre rochas metamórficas. Assim, ações educativas para mitigar as lacunas no (re) conhecimento de fósseis pela população capixaba podem impulsionar uma transformação social promovendo o fortalecimento, a valorização e o desenvolvimento da paleontologia local. Embora seja uma área altamente científica, educativa e faça parte das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de paleontologia, assim como várias outras áreas da ciência, tecnologia e inovação, vem sendo negligenciado no ensino básico e centrado nas universidades. No entanto, esse cenário vem sendo modificado com a inserção de novas Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e o uso de novas tecnologias digitais educacionais nos ambientes escolares e nos espaços museais fazem parte das ações de ensino, pesquisa e extensão das universidades. Devido a isso, a presente proposta busca realizar ações educativas com o uso de MAA e de tecnologias digitais com a realidade aumentada e impressões de peças fósseis em 2D e 3D para contribuir na transmissão do conhecimento paleontológico, formação de cidadãos críticos, criativos e com mais autonomia em mudar e tomar decisões para transformar, envolver, e participar mais das ações comunitárias locais e regionais.
Data de início: 01/05/2025
Prazo (meses): 48
Participantes:
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Nome |
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Coordenador | TAISSA RODRIGUES MARQUES DA SILVA |