Colação de grau

A partir de 2018 não é mais necessário solicitar Colação de Grau, uma vez que o procedimento é automático, feito pela Prograd (mais informações estão disponíveis em: https://prograd.ufes.br/colacaooficial).

O formando deve realizar os seguintes procedimentos:

  1. Solicitar à Prograd mudança para o currículo em que pretende colar grau: 22L-Licenciatura e 22B-Bacharelado, por meio do atendimento.ufes.br (assunto: Graduação/Matrícula e Controle Acadêmico/Migração curricular).
  2. Enviar à SIC as atividades complementares para validação.
  3. Verificar se existem disciplinas que precisam ser convertidas (eletiva para optativa ou eletiva para aproveitamento).
  4. Acessar o histórico parcial, pelo Portal do Aluno, e observar se todas as notas foram lançadas ao final do semestre. Caso falte alguma nota, entrar em contato com o professor da disciplina.
  5. Verificar na última página do histórico se a carga horária realizada é igual ou superior à carga horária exigida para integralização curricular (apenas após mudança do currículo).
  6. Caso haja alguma divergência, seja em carga horária de optativas, de eletivas, de atividades complementares, etc., você deve entrar em contato com a SIC para solicitar as correções cabíveis o quanto antes.
  7. Acessar a integralização curricular para se certificar de que não há nenhuma disciplina em aberto (situação "matriculado").
  8. Estas conferências são de responsabilidade do aluno.

Caso esteja tudo certo, seu nome estará incluído automaticamente na lista de alunos que aptos a colar Grau e você receberá as informações pertinentes a colação em seu e-mail institucional.

As normas para a solenidade de colação de grau nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo estão disponíveis na Resolução 80/2017-CEPE.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910